Blog Dra. Carina Antunes

Quando Começar a Levar Seu Filho ao Dentista?

By 15/03/2019novembro 10th, 2020No Comments
Quando Começar a Levar Seu Filho ao Dentista?

O acompanhamento odontológico pode ser iniciado antes mesmo do bebê nascer, durante a gestação. Nesse período, os dentes e gengivas da mamãe precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação (gengivite, erosão dentária e boca seca)

O melhor período para visitar o dentista é entre o quarto e sexto mês de gravidez, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança. No último trimestre da gravidez, o estresse associado com a consulta ao dentista pode aumentar a incidência de complicações pré-natais.

Nasceu meu filho! E agora, quando levar ao dentista?

É no primeiro ano de vida que é recomendada a primeira visita do bebê a um odontopediatra. Normalmente, nessa idade o bebê já tem seus primeiros dentinhos na boca, que acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade.

A primeira consulta do bebê no dentista serve para os pais receberem orientações como:

  • Quanto à alimentação do bebê;
  • A forma mais correta para escovar os dentes do bebê;
  • O tipo de escova de dente ideal e a pasta de dentes que deve ser utilizada.

Vantagens de levar seu filho ao dentista desde pequeno

Numa consulta de rotina, nenhum procedimento dói e os pais devem estar conscientes disto. A criança que vai ao dentista desce cedo cresce acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista, o que tendem um melhor comportamento quando já maiores no consultório odontológico. O relacionamento da família e do profissional com a criança será muito melhor, envolvido em um ambiente carinhoso e afetivo com experiências positivas a criança.

A ida tardia da criança ao dentista pode ser mais traumática. Tudo isso porque geralmente, essa visita ao odontopediatra ocorre apenas quando o pequeno já está com algum problema bucal. Nessa situação, a criança não está familiarizada ao ambiente, e muitas vezes já com dor, o que levará à uma apreensão e ansiedade maior e até recusa no atendimento. Não deixe a primeira consulta ao dentista ser nessas circunstâncias.

Após a primeira consulta

Depois da primeira consulta, o bebê deve ir ao dentista de 6 em 6 meses, para que o dentista possa acompanhar o seu desenvolvimento facial, o aparecimento dos dentes, prevenir as cáries e orientar quanto a sua saúde bucal

Além disso, deve-se levar o bebê ou a criança ao dentista nas seguintes situações:

  • Sangramento gengival;
  • Algum dente está escuro;
  • O bebê chora quando come ou lava os dentes;
  • Algum dente está quebrado.

Quando os dentes da criança começam a nascer tortos ou afastados também é recomendado levá-lo ao ortodontista, especialista indicado para acompanhar o desenvolvimento crânio facial e a correção dos dentes quando necessária.

Adultos Mais Conscientes

A iniciativa de levar o filho ao dentista desde cedo para cuidar da saúde bucal fará com que as crianças cresçam mais conscientes sobre a importância em manter hábitos saudáveis de alimentação e higiene bucal. Além disso, a tendência é que quando se tornarem adultos, eles transmitam esses hábitos para as gerações futuras.

Leave a Reply