Blog Dra. Carina Antunes

Planejamento Digital do seu Sorriso

By 03/04/2019novembro 10th, 2020No Comments
Planejamento Digital do seu Sorriso

O universo da Odontologia está em constante transformação ao longo desses últimos anos. Influenciado pelo avanço de pesquisas no campo da inovação em tecnologia, temos como novidade o escaneamento odontológico iTero element®. Este permite a reprodução da mesma imagem dos dentes e da gengiva em 3 dimensões e em cores reais, melhorando a comunicação profissional paciente e a maior precisão nos trabalhos laboratoriais. Através do escaneamento, o profissional conta com a possibilidade de oferecer tratamentos mais rápidos, precisos e que disponibilizam maior conforto para você na hora de cuidar de seu sorriso.

Em alguns minutos, o profissional faz o registro dos arcos, dentes, gengivas e oclusão, sem a necessidade da moldagem (aquela massinha que é colocada na moldeira e levada a boca do paciente) que é demorada, mais suscetível a erros e pode ser bastante desconfortável. Além disso, com o scanner iTero element®, é possível fazer uma simulação do tratamento ortodôntico com os alinhadores Invisalign. Tudo isso pode ser acompanhado pelo paciente no mesmo instante que é realizado o escaneamento.

Após o escaneamento, o Invisalign Doctor irá realizar o seu planejamento virtual com o software exclusivo ClinCheck. Através dele, será mapeado o percurso do seu novo sorriso, desde menores até as maiores mudanças, sem surpresas ou adivinhações. O software permite que você conheça como poderá ficar seu novo sorriso.

Principais vantagens do scanner com iTero element:

1 – Rapidez

Em poucos minutos, é possível realizar o escaneamento odontológico, registrando ambas arcadas, superior e inferior, bem como o posicionamento da mordida, obtendo todos os detalhes em 3 dimensões para o planejamento do sorriso.

A tecnologia reduz as etapas dos tratamentos e possibilita o envio instantâneo do modelo digital, agilizando sua fabricação em impressora 3D.

2 – Conforto para o paciente

O escaneamento odontológico traz comodidade ao paciente, pois elimina as etapas de produção do molde de gesso, que é menos preciso, provoca ânsia e sensação de falta de ar.

A rápida captura das imagens dispensa repetições, como acontece no procedimento tradicional de moldagem.

3 – Versatilidade

O escaneamento odontológico pode ser utilizado em vários tipos de tratamentos, como:

  • Tratamento ortodôntico com Invisalign;
  • Simulações de opções de planejamentos ortodônticos;
  • Lentes de contato dental;
  • Facetas de porcelana;
  • Placas para bruxismo
  • Visualizar pontos de interferências oclusais e áreas com problemas grave de oclusão (mordida);
  • Coroas dentárias;
  • Próteses dentárias removíveis;
  • Implantes dentários.

4 – Simulação do planejamento ortodôntico Invisalign

As imagens digitais permitem simular o planejamento de forma prévia e, num segundo momento, de maneira mais completa (ClinCheck). Assim, o paciente se sente mais seguro, pois visualiza na tela do computador a simulação do planejamento. Importante ressaltar que, devido todo tratamento ortodôntico depender da resposta individual do organismo do paciente, a simulação do scanner iTero element não pode ser confundida como resultado de tratamento e sim, como visualização do planejamento, pois só o escaneamento odontológico não garante nenhum resultado.

5 – Maior precisão

Diferentemente da moldagem, que apresenta maior taxa de erros e distorções, o escaneamento digital é bastante preciso, pois a lente de alto alcance consegue escanear regiões de maior dificuldade. Além disso, não exige que o paciente fique imóvel, isso porque as imagens são enviadas para um software, que elimina automaticamente as imagens tremidas.

Dessa maneira, o planejamento do sorriso é feito a partir de imagens de alta definição e com todos os detalhes da boca do paciente.

Leave a Reply