Blog Dra. Carina Antunes

Coronavírus e a Odontologia

By 28/04/2020novembro 10th, 2020No Comments
Coronavírus e a Odontologia

os últimos meses o assunto mais comentado e discutido no mundo inteiro é a respeito do coronavírus. Vamos conhecer melhor esse assunto?

Conhecendo o Coronavírus:

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

O novo coronavírus denominado de COVID-19, que ataca o sistema respiratório, pertence a uma grande família viral que inicialmente se espalhou a partir da região Wuhan, na China, descoberto em dezembro de 2019. Com sintomas parecidos com os da gripe, o vírus pode causar doenças respiratórias leves, moderadas a graves. Em casos graves, assemelham-se a pneumonia e insuficiência respiratória aguda que se apresentam mais em crianças de pouca idade, idosos e pacientes com baixa imunidade.

O coronavírus infecta células, nas vias aéreas e nos pulmões, ao contrário dos vírus da gripe que começam com o nariz e a garganta. Além de minúsculas partículas inaladas no ar, o coronavírus atinge essas células através de fluido no nariz ou que passa pela sua garganta (isso é chamado de aspiração) e desliza pela traqueia. Manter a boca e a garganta livres de patógenos infecciosos ao longo do dia e antes de dormir à noite (quando geralmente ocorre a maior aspiração) é fundamental agora.

Que medidas de higiene oral e geral posso tomar para diminuir minha exposição pessoal ao coronavírus?

Na Higiene Oral:

Escovar os dentes e usar fio dental, limpar a língua, bochechar , e gargareje duas vezes com um enxaguatório bucal anti-séptico. Como virus é vulnerável à oxidação, recomenda-se o enxágue bucal contendo agentes oxidantes, com peroxido de hidrogênio. Existem marcas conhecidas com essa formulação.

Na Higiene Geral: para o prevenir o contágio

Qual a origem do surto atual?

A origem ainda não está elucidada. Acredita-se que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos em Wuhan.

Como é a transmissão?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por contato próximo cerca de 2 metros através de:

• Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Catarro;
  • Tosse;
  • Toque ou aperto de mão;
  • Objetos ou superfícies contaminadas;

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Período de transmissibilidade do coronavírus

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como é feita a confirmação do diagnóstico do novo coronavírus?

Através de exames laboratoriais realizados por biologia molecular que identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Existe um tratamento para o novo coronavírus?

Não há um medicamento específico. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica pode ser necessária.

A vacina contra a gripe protege do novo coronavírus?

Não. A vacina da gripe protege somente contra o vírus influenza.

Qual é a orientação diante da detecção de um caso suspeito?

Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Paciente deve utilizar máscara cirúrgica a partir do momento da suspeita e ser mantido preferencialmente em quarto privativo. Profissionais da saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).