Blog Dra. Carina Antunes

Campanha “Julho Laranja”, você já ouviu falar?

Essa campanha foi criada para informar e sensibilizar as pessoas sobre os cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas oclusais, especialmente para as crianças, como o mau posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias ou esquelética (desequilíbrio no relacionamento das bases ósseas, maxila e mandíbula).Os pequenos são os que mais sofrem com esses problemas dentários, já que estão passando por uma fase constante de desenvolvimento, mas isso pode ser mudado com a aplicação de cuidados e visitas ao dentista desde cedo. O movimento surgiu com a iniciativa de profissionais da especialidade de ortodontia para estimular a primeira avaliação ortodôntica em crianças a partir dos 6 anos de idade com o objetivo de acompanhar, monitorar o desenvolvimento da oclusão dentária, prevenindo e interceptando más oclusões de forma precoce.

A infância é a melhor fase da vida para iniciar os cuidados com a saúde bucal. É durante essa época que os dentistas conseguem intervir precocemente para prevenir, corrigir ou atenuar a gravidade de problemas ortodônticos, especialmente se tratando das más oclusões.

Alguns cuidados com a higiene bucal devem ser ensinados durante a infância, como:

 Manter uma alimentação equilibrada (evitar dieta cariogênica, que é rica em carboidratos);

 Incentivar o aleitamento materno por, no mínimo, seis meses estimula o bom desenvolvimento esquelético, muscular e facial.

Levar os filhos para a consulta odontológica desde antes da erupção do primeiro dente decíduo é fundamental para orientar os pais sobre uma boa higiene bucal;

Além das consultas com o dentista, os pais são essenciais para ensinar e incentivar a criança a ter hábitos de higiene;

Usar o fio dental desde o surgimento dos primeiros dentes de leite na boca para acostumar a criança e se tornar um hábito.

Os pais podem e devem estimular a higiene e outros cuidados bucais para as crianças. É fundamental que os pais sejam os maiores exemplos para os filhos pois a criança tende a imitar o que vê, junto das pessoas com quem mais convive. A presença dos pais e cuidadores é bastante benéfica para naturalizar um estilo de vida mediante alimentação saudável e higiene adequada.

Além da higiene bucal, também é importante saber selecionar os tipos de alimentos para cada fase contribui, pois, a medida em que a criança desenvolve a capacidade de mastigar, deve-se oferecer alimentos fibrosos (que demandam esforço mastigatório) para estimular o bom desenvolvimento muscular, dentário e facial.

Leave a Reply