Blog Dra. Carina Antunes

Aparelho Autoligado x Aparelho Convencional

By 08/05/2019novembro 10th, 2020No Comments
Aparelho Autoligado x Aparelho Convencional

A Ortodontia, como outras áreas da Odontologia, está evoluído suas técnicas e aparelhos constantemente.

Em relação ao aparelho ortodôntico fixo, a evolução foi do aparelho convencional para o aparelho autoligado.

A grande diferença entre os dois sistemas é que no caso do aparelho convencional, o arco ortodôntico é preso por ligaduras elásticas (borrachinhas) no bráquete. Já no aparelho autoligado, o arco ortodôntico é preso diretamente aos bráquetes, que têm em suas estruturas uma trava para prender este arco, não utilizando a ligadura elástica.

Tanto o aparelho convencional como o autoligado apresentam suas versões estéticas.

Principais vantagens do aparelho autoligado

– Movimentação maior sem tanto atrito

Devido às duas estruturas do aparelho (tanto o arco ortodôntico como a tampa dos bráquetes) serem de metal, o atrito entre elas é menor permitindo uma movimentação maior dos dentes com menos trauma e dificuldade.

Por isso esse tipo de sistema apresenta resultados melhores, especialmente em tratamentos que exigem uma expansão da arcada dentária ou movimentação dos dentes.

– Mais higiênico

Por não apresentar ligaduras elásticas, o aparelho autoligado é mais higiênico do que os convencionais. Eles são mais fáceis de limpar e favorecem menos o acúmulo de resíduos alimentares – responsáveis pelo aparecimento de placa bactéria e cáries.

Além disso, permite que, ao limpar, os pacientes não rasguem as ligaduras elásticas e soltem os arcos ortodônticos do aparelho, comprometendo a eficácia entre uma consulta e outra.

– Menos dor

O atrito menor entre o arco ortodôntico e os braquetes faz com que seja necessário a colocação de uma força menor no sistema para que os dentes se movimentem. E isso consiste em uma das grandes vantagens do aparelho autoligado para o paciente.

Com menos tensão e com uma força gradativa sendo aplicada, o dano tecidual é diminuído e, consequentemente, os episódios de dor e de sensibilidade do paciente ao longo do tratamento também ficam menores.

– Tratamentos mais curtos

Um dos fatores que influencia no tempo do tratamento no aparelho convencional, é a perda de força e elasticidade dos elásticos com o passar dos dias, que acontece pelo contato com temperaturas quentes que causa a dilatação do elástico, deixando o fio mais solto no bráquete dos aparelhos convencionais, facilitando assim, a movimentação dos dentes. Sem o atrito causado pelo elástico, o tratamento fica mais rápido, exceto em casos onde é necessário um atrito para exercer determinado movimento. Isso é uma grande vantagem do autoligado na mecânica fixa, uma vez que muitos pacientes buscam a opção mais rápida mas sem perder a qualidade.

Leave a Reply