Blog Dra. Carina Antunes

Importância do Flúor

By 29/01/2020novembro 10th, 2020No Comments
Importância do Flúor

Importância do Flúor – Aqui ressaltamos os principais pontos do tão famoso Flúor

O flúor é um mineral amplamente encontrado da natureza na forma de gás e ácidos minerais. Além disso, ele pode estar presente em vários elementos da sua rotina, como em produtos de higiene e em alimentos: peixes, verduras e legumes são só alguns exemplos.

Já o flúor dental, utilizado pelos dentistas e presente em vários produtos de higiene bucal, é utilizado principalmente na prevenção da cárie dentária em pessoas de todo o mundo, independentemente da idade.

O flúor ajuda na prevenção de cáries: As cáries são provocadas pelo aumento das bactérias e pela exposição intensa de açúcares na boca. O açúcar se transforma em ácidos pelo biofilme dental, gerando a desmineralização, processo em que os ácidos dissolvem os minerais dos dentes. O flúor, junto da saliva, age contra as bactérias cariogênicas, além de prevenir a desmineralização do esmalte dentário pelos ácidos das bactérias, reforçando o esmalte do dente.

O flúor dental não estraga os dentes. A fluoretação é uma medida terapêutica cientificamente comprovada e segura para o tratamento da cárie dentária, uma vez que o flúor dental atua nos processos de desmineralização e remineralização que acontecem naturalmente no interior da boca. Além disso, ele auxilia na prevenção de cáries concentrando-se nossos ossos e dentes de crianças em desenvolvimento, auxiliando no endurecimento do esmalte dos dentes de leite, dos permanentes que ainda vão nascer e também dos já formados.

Falar que as Crianças não podem ser expostas ao flúor é um Mito. O mineral é importante na infância. A criança que não recebe doses do dentifrício fluoretado não é exposta ao benefício anticárie do flúor. O flúor está liberado para a aplicação em todos, inclusive nas crianças. Contudo, é preciso ter controle para que não sejam ultrapassadas as limitações diárias de ingestão de 0,07 mg F/Kg, segundo a Associação Brasileira de Cariologia. Para evitar o excesso, é necessária a avaliação de um dentista. Não é recomendado aplicar o flúor dental sem a recomendação do dentista. Após verificar a necessidade, ele vai recomendar o uso combinado dos meios de flúor para o paciente com dificuldades em controlar a cárie, como pessoas que utilizam aparelho ortodôntico, pessoas as quais organismo produz pouca saliva por conta de medicações, pessoas com alta exposição a carboidratos fermentáveis, entre outros.

Fluorose é o nome dado ao excesso de flúor. Consiste em uma alteração que se caracteriza pela hipomineralização do esmalte e da dentina: as camadas externas dos dentes se tornam porosas e o resultado são manchas brancas nos dentes. Em casos mais graves, a fluorose apresenta uma coloração marrom ou castanha, ocasionada pela deposição de íons exógeno, o que vai exigir um tratamento restaurador caso o desgaste seja elevado.

É importante ressaltar que os pais também devem ficar alertas quanto à escovação das crianças, para que elas não acabem engolindo com frequência o creme dental – que também tem flúor em sua composição.

A outra maneira de contato com o flúor é através da água das estações de tratamento. Está até comprovado em um guia elaborado pela Política Nacional de Saúde Bucal com o Ministério da Saúde: um dos eixos da orientação da proteção à saúde bucal é a fluoretação das águas que chegam até as torneiras.

Segundo a política, é de responsabilidade do estado garantir à população o acesso universal a água filtrada e fluoretada, escova dental e demais cuidados odontológicos apropriados.

O Brasil possui o segundo maior sistema de fluoretação de águas de abastecimento público do planeta. Aqui, apresentamos uma das maiores populações mundiais com acesso a dentifrícios fluoretados.

O uso do flúor deve ser controlado, em níveis elevados ele pode trazer riscos à saúde. Um dos riscos do excesso de flúor é a fluorose dental, que compromete os dentes, estrutura e esteticamente.

Além disso, o flúor é contraindicado para pessoas que possuem doenças endócrinas. Daí a necessidade de avaliar, consultando sempre um dentista, cada caso individualmente conforme o diagnóstico.

É importantíssimo fazer aplicações periódicas de flúor com o dentista. Dessa forma, é possível complementar os benefícios do mineral nos dentes, fortalecendo a dentição como um todo. O intervalo indicado para visitar o dentista para uma consulta de rotina é de 6 meses. É ele quem vai definir se será necessário aplicar uma carga de flúor no paciente e quais serão os intervalos para isso.

Os Cremes dentais com flúor podem ser usados por crianças diariamente: os dentifrícios fluoretados podem ser usados 2 ou 3 vezes ao dia. Isso ajuda a manter o flúor na cavidade bucal ao longo do dia, diminuindo as chances de cáries. Para minimizar os riscos de fluorose dental, a recomendação é aplicar pequenas quantidades para cada escovação. Para bebês, uma quantidade menor do que 0,05 g (menor que um grão de arroz) já basta para a higienização dos dentes.

Levando em conta os fatores envolvidos no desenvolvimento da cárie e os efeitos do flúor dental no seu controle, não há motivos para não se utilizar o flúor na higiene bucal – desde que em pequenas quantidades. Com o devido controle e as visitas periódicas ao dentista, a substância só trará benefícios aos seus dentes!

Leave a Reply