Blog Dra. Carina Antunes

Sorriso: Como ele pode Impactar na Autoestima?

By 03/10/2019novembro 10th, 2020No Comments
Sorriso: Como ele pode Impactar na Autoestima?

Como ele pode Impactar na Autoestima?

O Sorriso é popularmente conhecido como o “cartão de visita” do rosto de uma pessoa, o sorriso desempenha um papel fundamental em nosso dia a dia, pois é por meio dele que, muitas vezes, expressamos como nos sentimos e mostramos para o mundo. Assim, com tamanho protagonismo, o sorriso tem o poder de impactar a nossa autoestima de forma positiva ou negativa. A má posição dos dentes, por exemplo, além da questão estética, pode proporcionar uma série de problemas de saúde.

Alguns fatores como bullying e insegurança com a própria imagem podem ocasionar a privação do indivíduo ao convívio social. Tem-se casos mais graves que surgem aparecimento de outras doenças como até mesmo, a depressão.

Além da autoestima, um belo sorriso contribui para uma função mastigatória mais equilibrada para o organismo.

Abaixo, segue alguns sintomas em que a mordida do indivíduo não está equilibrada (dentes tortos):

Dores no maxilar e na cabeça como enxaqueca: as dores de cabeça são o problema mais comum ocasionado pela má oclusão – ou seja, quando não há o equilíbrio correto entre a arcada superior e a arcada inferior;

A condição de uma mordida não equilibrada ainda pode proporcionar outros males, como o de mastigação, em que os alimentos não são digeridos e, não absorvidos da forma correta pelo organismo;- Desgastes dentários;- Dentes tortos dificultam a higienização contribuindo para o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, o que leva a uma gengivite (sangramento na gengiva) e até mesmo periodontite (sangramento e reabsorção óssea).Para estabelecimento de uma mordida mais equilibrada funcionalmente e esteticamente, a Odontologia dispõe de tratamentos ortodônticos.

Atualmente, existem técnicas altamente eficientes, estéticas e mais rápidas como a tecnologia de alinhadores estéticos Invisalign. Através desta tecnologia, é realizado um escaneamento digital em 3D do paciente e um planejamento digital em que o paciente tem condições de visualizar as mudanças e o tempo necessário para seu tratamento. Portanto, se você acredita que um sorriso diferente, mais harmônico, te trará mais confiança para enfrentar o dia a dia, pare um momentinho de sua vida e agende sua consulta no ortodontista, com certeza um novo sorriso lhe trará novas conquistas.

Leave a Reply